
Foto: Leonarda Ratzke
O ano de 2026 mal começou e os malungueiros já têm encontro marcado. No dia 31 de janeiro será realizado o XX Batizado e Troca de Cordas do núcleo Grande Vitória do grupo Nação Malungos, reafirmando uma caminhada construída ao longo de décadas de trabalho, resistência e formação por meio da capoeira.

O evento reúne os trabalhos realizados no Centro Social Urbano (CSU) de Boa Vista II, em Vila Velha, e no Museu Capixaba do Negro Veronica da Pas (MUCANE), em Vitória – dois territórios distintos, mas conectados pelo compromisso com a cultura negra, a educação popular e a preservação da memória ancestral.

Com início programado para as 16h00, o evento já tem presença confirmada de Mestre Claudio e Mestre Pão, acompanhados por instrutores e alunos de graduações diversas dos núcleos de trabalho localizados em Colatina. Também se somarão à roda os camaradas convidados, amigos de longa data de Contramestre Marcelo e Contramestre Cromado, responsáveis pela organização do evento.
A programação valoriza o papel central da roda de capoeira como espaço de troca, aprendizado e celebração. Haverá espaço generoso para que todas e todos possam jogar à vontade, culminando no momento que dá sentido ao encontro: o Batizado dos recém-chegados e a Troca de Cordas dos alunos que seguem avançando em sua caminhada dentro da capoeira.

Mais do que uma cerimônia, o Batizado e Troca de Cordas do Vadeia é um momento de reafirmação coletiva. Por isso, o grupo Nação Malungos convida toda a comunidade capoeirística, mestres, mestras, contramestres, professores, alunos, pesquisadores, amigos e simpatizantes da capoeira, a se fazerem presentes, fortalecendo a roda e compartilhando esse encontro que celebra a tradição, o respeito e a continuidade da capoeira enquanto prática viva e em movimento.