Quadro de Especialistas
e Graduados

Mestre Sobrado:

Joelson de Souza – Data de nascimento: 17/09/1968. Natural da cidade de Vila Velha (ES).

Um dos fundadores do grupo Malungos, inicia seus primeiros passos na capoeira com um primo chamado Manoelzinho, isso por volta de 1982 / 83. Sua filiação ao grupo Quilombo do Queimado se dá no ano de 1987, tendo sido aluno de Caio Cesar Rezende, o Mestre Caio, fundador daquele grupo. Ao lado de M. Tarzan, permanece no Quilombo do Queimado até 1992 quando, por problemas internos, decidem sair para fundar o grupo Malungos. A partir de 1994 passa a residir em Colatina, onde assume os trabalhos do grupo nesta cidade. Em 1995 realiza sua primeira viagem para a Espanha, para onde retornaria em 1996 para fixar residência definitiva. No ano de 2024 foi diplomado na Espanha, juntamente com outros mestres de capoeira, como Doutor Honoris Causa, pela relevante atuação e contribuição pela capoeira.

Mestre Claudio:

Claudio do Nascimento – Data de nascimento: 28/04/1970. Natural da cidade de Colatina (ES).

Ingressou na Capoeira entre 1985/1986 na cidade de Colatina com o professor Eugênio, do Grupo Beribazu. Passou também por outros professores e mestres, como Mestre Miro (Valdomiro), do Grupo São Bento Grande, de Mestre Lima, e por Mestre Samoura, do Grupo Maré. No entanto, é com Mestre Meia-Noite que se forma professor, em 1989, quando ainda carregava o apelido de Ligeiro. Filia-se ao Grupo Malungos em 1993 quando iniciam os trabalhos do grupo em Colatina. Desde então se torna uma referência dentro e fora das rodas, vindo a se formar Mestre no ano de 2006 – título concedido por Mestre Sobrado em evento que contou com a presença de Mestre Curió e Mestre Boca Rica (BA). Hoje preside o Grupo Nação Malungos no Brasil, contando sempre com a participação de seus alunos, hoje já formados como mestres, contramestres, professores e instrutores.

Mestre Pão Cru:

Ilson Alves Cardoso – Data de nascimento: 15/06/1980. Natural da cidade de Itaguaçu (ES).

Um dos integrantes do grupo que faz parte da Nação Malungos desde que os trabalhos se iniciaram em Colatina, treinando com Mestre Claudio desde o início de 1994, antes ainda de o grupo se estabelecer na sede do Clube América, em Maria Ismênia. Participou ativamente dos Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR), por meio do qual realizou intercâmbios na Espanha nos anos de 2002, 2003 e 2006. Ministrou aulas pelo Grupo Malungos nos municípios de Pancas e Governador Lindemberg, além de ter realizado outros trabalhos em Colatina pelas entidades São Pio X (bairro Perpétuo Socorro) e Caritas Diocesana de Colatina, ministrando também aulas em algumas escolas do município pela Secretaria de Educação. 

Contramestre Marcelo:

Marcelo Brito de Lima – Data de nascimento: 24/01/1971. Natural da cidade de Resende (RJ).

Marcelo começa a treinar capoeira com Mestre Perna, em Angra dos Reis (RJ). Faz questão de frisar que era praticada o que se convencionou chamar de “capoeira de rua”, sendo esta a sua primeira escola. Logo após este período inicial, começa a treinar com Mestre Renato no Grupo Palmares, na região de Frade, distrito de Angra dos Reis. Após passar por Vila Velha (ES), muda-se para Colatina (ES) por volta de 1989. Ao lado de Mestre Claudio, foi aluno de Mestre Meia-Noite no grupo de capoeira Nosso Senhor do Bonfim, até filiar-se ao Malungos em 1993, quando o grupo inicia os trabalhos nesta cidade. Desde então já deu aulas em diversas escolas e projetos sociais, destacando-se nos trabalhos realizados em escolas públicas e privadas, além de ter lecionado também em academias da cidade. Formado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), atualmente supervisiona os trabalhos do Malungos na cidade de Vila Velha, onde reside desde 2016.

Contramestre Cromado:

Euder Soares da Costa – Data de nascimento: 09/04/1984. Natural da cidade de Colatina (ES).

Cromado começou a treinar na Sede do América em 2002, no antigo Clube América, atual sede do grupo Nação Malungos, em Maria Ismênia. Desde então são mais de 20 anos de dedicação ininterrupta à capoeira, dos quais se orgulha profundamente. No ano de 2012 mudou-se para Vila Velha, contribuindo com o trabalho do Instrutor Fantasma, que lecionava no bairro de Itapoã. No ano seguinte passou a dar aulas no bairro Boa Vista I, onde atualmente reside. Há mais de 10 anos está à frente do Vadeia Malungos, projeto dedicado à cultura afro-brasileira, e há sete anos ministra aulas de capoeira no MUCANE – Museu Capixaba do Negro, em Vitória (ES).

Instrutora Paloma:

Manoela Souza Carmo – Data de nascimento: 14/09/1976. Natural da cidade de Ecoporanga (ES).

Capoeirista há 33 anos, a Instrutora Paloma é uma das que pertence à família Malungos desde o início. Começou a treinar ainda na infância, aos 12 anos, em Santa Luzia do Norte (Patrimônio dos Pretos), no próprio município de Ecoporanga, com Mestre Rafael Flores, do grupo Senzala. No ano de 1993 filiou-se ao Malungos de Vila Velha, treinando com Mestre Tarzan. Desde 2012 é Educadora Social de Capoeira, passando por Cariacica e Vitória, onde permanece desde 2018 no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Prefeitura de Vitoria (ES). Sempre que possível se faz presente nos treinos e rodas e eventos do grupo Nação Malungos, sobretudo em Vila Velha, cidade onde reside. Seu nome consta no livro “Mulheres de Ginga: um registro de capoeiristas do Espírito Santo”, organizado por Ananda Bermudes Coutinho e Chaila Jacobsen Leopoldino, lançado em 2022 e que objetiva promover a divulgação e o reconhecimento de mulheres que praticam e trabalham com Capoeira no estado do Espírito Santo.

Instrutor Graveto:

Douglas Schaffer do Nascimento – Data de nascimento: 03/02/1984. Natural da cidade de Colatina (ES).

Sobrinho de Mestre Cláudio, Graveto começou a treinar ainda na infância, aos 8 anos de idade. Ao lado de Contramestre Marcelo, é um dos poucos que teve o privilégio de ver o grupo Malungos começar em Colatina. Inicialmente acompanhando o tio nos treinos que ocorriam na Academia Corporação, passa a treinar em Maria Ismênia quando este núcleo tem início. Assume seus primeiros trabalhos com capoeira a partir de 2002 em projetos sociais e escolas de tempo integral da Secretaria Municipal de Educação. Em 2005 ingressa na faculdade de Educação Física da Escola Superior São Francisco de Assis (ESFA), formando-se no ano de 2009. Precisou se afastar dos treinamentos para focar em outras áreas de sua vida – o que inclui a constituição de uma família ao lado de Lorena Torezani Chequer, com a qual tem dois filhos, Luís e Dara. No entanto, faz questão de reforçar que a capoeira sempre foi uma presença constante em seu caminho. Em 2022 voltou a figurar nos treinos e rodas do grupo e fala com orgulho de Luís, que parece querer trilhar o mesmo caminho que o pai. Atualmente é professor de Educação Física e seu retorno ao grupo é celebrado por todos os que acompanham sua trajetória.

Instrutor Boneco:

Heloan Mandelli Ribeiro Alvarenga – Data de nascimento: 13/04/1988. Natural da cidade de Colatina (ES).

Boneco iniciou a capoeira em 2007 pelo projeto “Capoeirarte”, coordenado pelo Grupo Malungos no CEPAE do bairro Vila Lenira, em Colatina, onde foi aluno de Mestre Pão Cru. Logo depois passou a frequentar o centro histórico de treinamento do grupo, na antiga sede do Clube América, no bairro Maria Ismênia, também em Colatina. Obteve a graduação de Instrutor no evento de 2023, realizado em Colatina. Bacharel em Ciências Contábeis formado em 2012 e pós-graduado em Contabilidade, Auditoria e Perícia Contábil, trabalha no ramo da contabilidade, o que não o impede de estar sempre presente nas rodas, apresentações culturais e eventos realizados pelo grupo.

Instrutor Ronaldinho:

Felipe Negrelli de Sousa – Data de nascimento: 09/04/1995. Natural da cidade de Colatina (ES).

Ronaldinho obteve a graduação de Formado (verde-amarela-azul) em 2022, na festa de comemoração dos 30 anos do Grupo Malungos, recebendo a graduação de Instrutor já no evento seguinte. Começou a treinar em 2003 no CAIC do bairro Bela Vista pelo projeto “Arte e Cidadania”, coordenado pelo Malungos. “Fominha” de capoeira, frequentava os treinos do Contramestre Marcelo no final do dia e, à noite, treinava com Hilton Cabeção, profissional que hoje se dedica a ensinar outras artes marciais. No ano de 2013 começa a dar aulas pelo projeto “Mais Educação” na EMEF Godofredo Chaves Baião, em Barbados, à época sob supervisão do Contramestre Marcelo. O projeto “Mais Educação” se encerra em 2015, mas o núcleo de Barbados era tão aguerrido que Ronaldinho decide resgatar o projeto “Arte e Cidadania”, levando a proposta para Barbados com o intuito de manter as aulas no local.

Instrutor Toinzinho:

Antônio Carlos Alves Cardoso – Data de nascimento: 21/08/1985. Natural da cidade de Colatina (ES).

Toinzinho inicia na capoeira ainda na infância, logo que os trabalhos do grupo Nação Malungos começam no bairro Maria Ismênia, sob coordenação de Mestre Claudio. Atualmente coordena o projeto “Território da Paz”, um projeto social localizado no bairro Ayrton Senna, além de ser maestro do grupo de percussão Malungueiros, um trabalho de percussão e capoeira desenvolvido pela Malungos a partir do projeto “Arte e Cidadania” e que resultou na criação de um Grupo Show de Bloco Afro que se apresenta intermitentemente com mais de 20 ritmistas. À época em que o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua mantinha uma oficina de percussão aos fins de semana, Toinzinho já se destacava ritmicamente, vindo a integrar bandas locais sempre tocando percussão. Por conta desse histórico, Toinzinho faz questão de afirmar que foi através da capoeira que deu início à sua carreira de músico, atividade profissional que leva em paralelo à capoeira.

Formado Caroço:

Cleuber da Silva Junior – Data de nascimento: 27/12/1982. Natural da cidade de Niterói (RJ).

Recém chegado do Rio de Janeiro, Caroço havia se mudado há pouco para o bairro de Maria Ismênia quando foi arrebatado pelo som de atabaques e berimbaus vindos do Clube América. Desceu correndo os degraus da escadaria da igreja para subir, também correndo, os degraus do antigo clube, onde presenciou uma roda do grupo Malungos. Ficou até o final da aula para saber como fazer para começar a treinar, reconhecendo a maioria dos rostos daqueles meninos e meninas com os quais brincava pelas ruas do bairro. Permaneceu treinando de 1995 a 2000, quando foi aceito na faculdade de arquitetura e urbanismo da UFES, mudando-se para Vitória. Na Universidade conseguiu treinar intermitentemente com Mestre Fábio e Mestra Sabrina, no projeto de extensão desenvolvido pelo grupo Beribazu, sem, contudo, se desvincular do grupo Malungos. Apesar de uma lesão óssea que o acompanha desde os 16 anos, voltou ao grupo Nação Malungos por meio do trabalho desenvolvido pelo Contramestre Cromado no bairro Boa Vista I, em Vila Velha.

Formado Babalu:

Miguel Carlos Lima – Data de nascimento: 20/11/1995. Natural da cidade de Itaguaçu (ES).

Um dos mais ativos do grupo nas redes sociais, volta e meia Babalu está postando um vídeo novo, sempre explorando saltos e destreza corporal. Teve seu primeiro contato com a capoeira ainda no município de Itaguaçu, com Mestre Gunga, no grupo Cordel Vermelho. Em 2009 muda-se para Colatina onde começa a treinar com Cromado, que, na época, desenvolvia um trabalho supervisionado no bairro Colúmbia. Babalu tem sido um ativo agitador cultural na cidade de Colatina, estando à frente do Instituto Coletivo Urbano e organizando uma roda mensal que ocorre sempre no primeiro sábado de cada mês no Centro de Ciências, no centro da cidade.

Formado Totonho:

Antony Eder de Cristo – Data de nascimento: 13/06/82. Natural da cidade de Colatina (ES).

Antony teve seus primeiros contatos com a capoeira a partir das rodas do próprio Grupo Nação Malungos que organiza, desde sempre, rodas livres em espaços públicos da cidade. Foi a partir de uma das rodas realizadas na Praça do Sol Poente, em 2003, que Antony se aproximou do Malungos para não mais sair. Teve seu percurso de treino iniciado na Sede do grupo, antigo Clube América, no bairro de Maria Ismênia, neste mesmo ano de 2003, treinando com Mestre Claudio. Graduado como Formado em 2023, sua atividade profissional dificulta a manutenção de um trabalho próprio, já que trabalha por escala. Ainda assim é figura constante nas rodas e eventos do grupo.

Formado Smurf:

Elson Neres – Data de nascimento: 17/07/1982. Natural da cidade de Ecoporanga (ES).

Seu primeiro contato com a capoeira se deu nas férias de 1992, em trabalho desenvolvido pelo Mestre Rafael Flores naquele município – um braço do Grupo Senzala em Patrimônio dos Pretos. No entanto, a experiência durou apenas 03 meses, pois Smurf já residia em Colatina desde 1992, precisando voltar para as aulas no início de 1993. Picado pelo bichinho da capoeira, ao retornar das férias, começa a procurar capoeira em Colatina, descobrindo o Malungos em março de 1995, por intermédio de Gugu, outro grande camarada que não pôde permanecer no grupo. Treina de maneira ininterrupta até 2006, quando uma lesão no joelho o obriga a parar. O retorno acontece em 2014, e desde então não parou mais. Assim como Totonho, sua atividade profissional dificulta a manutenção de um trabalho dentro da capoeira.

Estagiário Aranha:

Victor Augusto Rodrigues de Souza – Data de Nascimento: 15/05/2000. Natural da cidade de Vila Velha (ES).

Apesar de relativamente novo, Aranha acumula uma bagagem já bastante vasta dentro da capoeira. Começou a treinar em 2010 no projeto social Associação Amor e Vida, no bairro Jardim América, Cariacica, com a Professora Chris, do grupo ACAPOEIRA. Em meados de 2012 quem assume os trabalhos é o Professor Hamster, que pertencia ao grupo ABADA Capoeira (hoje está no CECAC). Em 2013 muda-se para Colatina, onde começa a treinar com Mestre Pão Cru no CRAS de São Vicente. É por meio deste trabalho do grupo Nação Malungos que Aranha conhece o Instrutor Ronaldinho, capoeirista que considera uma referência dentro do grupo e a quem declara ter como inspiração. No ano de 2024 Aranha volta a residir em Vila Velha, passando a treinar com o Contramestre Cromado desde então. Em 2025 dá início a uma extensão do projeto Vadeia Malungos no Centro Comunitário de Soteco, em Vila Velha, sob supervisão do Contramestre Cromado.

Rolar para cima